O serviço de emissão em contingência offiline de BP-e desenvolvido pela NS Tecnologia é responsável por realizar a validação dos dados do BP-e enviado, e gerenciar o envio do XML gerado para a sefaz.
Este serviço dispõe de uma fila de envio para a sefaz e notifica os retornos de forma segura através de um webHook disponibilizado pelo parceiro. Não mudará em nada no formato de emissão já existente, será liberado o XML e PDF em contingencia para se concretizar a venda, e o serviço de contingencia ficará responsável por realizar todas as tentativas de autorização do documento.
Veja na figura abaixo um fluxograma resumido de como é feito este gerenciamento.

O que muda na emissão em contingência?
O processo de emissão é o mesmo de uma emissão normal na API de BPe, só o que irá mudar é o retorno do método de consulta de status de processamento.
Etapa 1:
Enviar o JSON ou XML para a API de BP-e, pode seguir a documentação oficial de emissão:
Etapa 2:
Na consulta de Status de processamento você irá obter o retorno do documento no mesmo padrão padrão já existente, porém com uma nova mensagem nas tags cStat e xMotivo.
cSat: | “-100” |
xMotivo: | “Documento Enviado para Fila de Contingência Offline” |
Este retorno acima indica que o BP-e foi enviado para nossa fila de de contingencia, ou seja, não foi possivel realizar a emissão no modo normal, por algum problema ou instabilidade na sefaz, sendo assim o documento será autorizado em outro momento.
Obs: o código de emissão em contingencia terá como retorno o cStat:-100, fique atento para aplicar sua regra de negocio na programação seguindo este código de retorno.
Exemplos de retorno emitido em contingencia offline
{
"status": 200,
"motivo": "Consulta realizada com sucesso",
"chBPe": "11111111111111111111111111111111111111111111",
"cStat": "-100",
"xMotivo": "Documento Enviado para Fila de Contingência Offline",
"nProt": ""
}
Nossa Fila de contingencia faz a primeira tentativa de envio para sefaz de 5 em 5 minutos, passando este tempo, se não conseguir autorizar o documento, será aguardado 30 minutos para ser realizada uma nova tentativa de emissão. Logo que recebermos retorno da sefaz, será enviado o retorno para o parceiro na URL configurada no painel administrativo, através de uma chamada web via HTTP POST, do nosso webhook.
Obs: A URL disponibilizada pelo parceiro precisa estar com o protocolo https habilitado.

Depois de obter o cStat:-100 e chave do BPe gerado em contingencia, já pode ser solicitada a requisição de download.
Como configurar o meu sistema para receber os retornos do WebHook de Contingencia?
Depois de realizada a emissão e download do BPe en contingencia, é necessário aguardar o retorno para saber se o documento foi autorizado na sefaz ou rejeitado por algum dado invalido. Clique no botão abaixo e fique por dentro.
Observações
* BPe’s com erros de estrutura dados no JSON ou XML , não serão redirecionados para fila de contingencia da API. |
* Erros de tentativa de emissão sem sucesso na sefaz, será redirecionado o BPe para ser emitido em contingencia. |
* Certificado digital vencido a menos de 24 horas, o BPe será redirecionado para fila de contingencia, é importante estar a tento aos retornos enviados pelo webHook para ser atualizado o novo certificado digital no painel administrativo da NS. |