No caso da Utilização do Emulador:
No caso de utilizar o emulador, precisará baixar o arquivo do Link: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/Downloads.aspx Instalar o “Setup-Emulador” mais atual e Copiar a pasta SAT para o diretório C:
Qualquer Processo a realizar com o Aplicativo NS SAT o Emulador deverá estar executando.
No caso da Utilização do Aparelho SAT Conectado:
Para a utilização do Aparelho SAT o mesmo deverá ser vinculado a sefaz conforme ilustrado no link: Processo de Vinculação do SAT:
Após esta vinculação o mesmo deverá ser instalado na máquina em uma porta COM Virtual através do Software disponibilizado pela própria fornecedora do Aparelho seguindo as orientações deles.
Instalar o Emissor NSSAT
Para a instalação do emissor NSSAT deverá ser realizado o download do sistema em Downloads dos Projetos, e selecionar o projeto SAT.
Executar o instalador e avançar até concluir a instalação. O local de instalação do emissor poderá ser alterado conforme a necessidade do usuário durante a instalação.
Configurar no Emissor NS SAT
Após realizado os passos acima deve ser instalado o NS SAT e realizada as configurações conforme Demonstraremos abaixo:
Aba Comunicação:

Tipo de equipamento:
Nessa aba, você irá selecionar se o tipo de equipamento que você está configurando é um SAT ou MFE:
Marca:
EMULADOR: No caso da utilização do Emulador da Sefaz deverá ser selecionada esta opção
No caso da utilização do aparelho SAT, você deve selecionar a marca corresponde do aparelho que você instalou, atualmente o emissor SAT é compatível com diversos modelos:
Bematech, Elgin, Elgin Linker II, Elgin Smart Sat, Dimep, Nitere, Gersat, Daruma, Tanca, Epson, Sweda e Control ID

CNPJ do Contribuinte: O CNPJ do Contribuinte é o CNPJ do Emitente da nota. (OBS: No caso da utilização do emulador o CNPJ do Contribuinte deve ser composto pelos números 11111111111111)
CNPJ da Software House: O CNPJ da Software House, é o CNPJ da empresa fornecedora do Aplicativo Comercial.
Código da Ativação: É uma senha que deverá ser criada para a ativação do equipamento SAT. Deverá possuir um mínimo de 8 e um máximo de 32 caracteres alfanuméricos.
Assinatura do Aplicativo Comercial: Caso a Software House, desenvolvedora do Aplicativo Comercial ainda não possua esta assinatura, deverá clicar no Botão GERAR ASSINATURA , onde irá abrir a tela a seguir: (OBS: no caso do equipamento ser do tipo Kit de Desenvolvimento estes dados devem estar presentes no manual de desenvolvimento fornecido pela fabricante do equipamento)
Testar: Após preencher todos os campos clique no botão testar para verificar a comunicação, onde o ícone ficará na cor Verde.

Certificado Digital: Selecionar o arquivo PFX do certificado digital da Software House
Senha do Certificado: Informar a senha do Certificado Digital
Criar Assinatura: Clicar em Criar assinatura para concluir
Aba Conteúdo:
Nesta aba será informada a versão do layout do arquivo de dados

Aba Utilitários:
Após preencher todos os campos na aba Comunicação, deverá ir para a aba Utilitários para realizar os processos a seguir:

OBS: As opções Ativar SAT e Associar Assinatura irão utilizar as informações da ABA UTILITÁRIOS.
Ativar SAT: Clique neste botão para que realize a ativação do equipamento onde automaticamente o sistema irá utilizar a informação do Código de Ativação gerado na aba Utilitários
Associar Assinatura: Clique neste botão para vincular a assinatura do Aplicativo Comercial ao Equipamento SAT
Atualizar: Esta função irá permitir com que o sistema realize a atualização do Software Básico do equipamento SAT. (Esta opção não é permitida para o Emulador)
Extrair Logs: o equipamento SAT armazena logs com todos os processos realizados para com ele, desde a ativação até a emissão. Caso precise ter acesso a estes logs clique na opção Extrair Logs Onde irá visualizar a tela a seguir:
Obs: Clique em Carregar para visualizar os logs

Aba Geral:
Configurar Notificações detalhadas abaixo:

Exibir Notificações: Ativa a exibição de mensagens na tela para o usuário caso algum erro ocorra no processo dos documentos.
Não exibir Notificações: Desativa a exibição de mensagens na tela para o usuário caso algum erro ocorra no processo dos documentos.
Aba Impressão:
Configurações da impressora Padrão detalhados abaixo:

Existem três tipos de impressão:
Impressão em impressora normal (jato de tinta, laser, etc…)
- É possível configurar para a impressão seja exibida em tela antes de ser enviada para a impressora;
- É necessário selecionar qual a impressora padrão para impressão dos documentos e esta impressora deve estar instalada no sistema operacional da estação;
- É possível informar o número de cópias padrão a ser impressa.
Impressão em mini-impressora
- É necessário selecionar a marca da mini-impressora (Bematech MP-4200 TH,Bematech MP-2500 TH, Daruma DR 700 ou Epson T20, Epson T70 e Elgin I9)
- É necessário informar a porta onde está instalada a impressora
- Exemplos de portas:
- Serial: COM3, /dev/ttyACM0
- Ethernet: 192.168.0.10:2000
- USB: /dev/usb/lp0
- Exemplos de portas:
Não imprimir
- Nenhuma impressão será gerada
Clicando no botão TESTAR irá gerar uma impressão automaticamente testando a comunicação com a impressora.
Aba Conteúdo:
Opções Adicionais detalhadas abaixo:

Produtos Linhas:
Imprimir produtos em:
- 1 linha: o produto será impresso em apenas 1 linha;
- 2 linhas o produto será impresso em duas linhas, onde na primeira terá o código do produto e a descrição e a segunda linha a quantidade e os valores.
Abertura de Gaveta:
Abrir gaveta no final da impressão: Quando estiver habilitada alguma Mini – Impressora pode ser utilizada esta opção para abrir a gaveta do caixa automaticamente através do sistema ao finalizar a impressão do Cupom. Facilitando assim o desenvolvimento do seu software e sem riscos da impressão travar ao final por estar utilizando a mesma porta de comunicação.
Casas Decimais:
Imprimir quantidade do produto com 2 ou 4 casas decimais.
Aba Avançado:
Armazenamento de PDFs detalhados abaixo:

SIM: Com esta opção selecionada os PDFs dos CF-es serão salvos em uma pasta criada automaticamente pelo sistema chamada PDFs no diretório raiz do sistema.
NÃO: Com esta opção selecionada não irá salvar nenhum arquivo PDF dos CF-es autorizados
Aba Log:
Configura a geração das informações no arquivos de log da aplicação detalhados abaixo:

Nivel das mensagens:
Debug: Todas as mensagens serão logadas, até mesmo mensagens utilizadas para testes da aplicação. Útil em caso de análise crítica de erros.
Info: Informações de execução dos processos e erros serão logados;
Error: Apenas erros serão logados.
Obs.: Quanto mais informações forem logadas mais fácil será a identificação de possíveis problemas. No entanto, logando muitas informações fará com que o tamanho dos arquivos de logs cresça aceleradamente e atinja seu tamanho máximo rápido fazendo com que informações geradas recentemente sejam apagadas para dar espaço para novas informações.
Tamanho máximo de cada arquivo
Configura o tamanho máximo que cada arquivo poderá ter.
Obs.: Quanto maior for o arquivo mais informações ele poderá conter. No entanto, um arquivo muito grande pode ser difícil de ser transmitido via rede caso seja necessário importar o arquivo do computador do usuário para análise.
Quantidade máxima de arquivos
Quantidade máxima de arquivos de log que serão gerados.
Obs.: Quando a quantidade máxima de arquivos for alcançada o arquivo mais antigo será apagado sempre que um novo arquivo precise ser criado.
Aba Diretórios:
Armazenamento automático de Backup detalhados abaixo:

Diretório: Caso queira realizar backup em uma pasta local contendo os arquivos xmls dos CF-es emitidos o mesmo deverá ser informado neste local
O sistema automaticamente irá criar uma estrutura de pastas de acordo com o CNPJ do emitente e a data da emissão do documento, Ex: D:\Backup teste\07364617000135\2016\10\11
Cancelamento: Caso queira realizar backup em uma pasta local contendo os arquivos xmls dos CF-es cancelados o mesmo deverá ser informado neste local.