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Como funciona o Projeto DDF-e no Portal DFe

Portal DF-e

A consulta pelo Portal DFe para o Projeto DDF-e, oferece opções diferentes do que os demais projetos.

Abaixo vou listar como funciona e que pode ser feito com as licenças que utilizam o DDF-e.

Filtros

Inicialmente ao abri a tela Consultas para o projeto DDF-e, nos deparamos com essa tel:

Porém como visto, tem a opção de Mais Filtros. Para ter uma consulta mais detalhada.

Vou descrever abaixo sobre o que é cada um destas opções que temos disponíveis para preenchimento.

Interessado: Nele deve ser informado o CNPJ do seu cliente, é um campo obrigatório.

Chave: Neste campo poderá ser informado a chave da NF-e, é um campo opcional.

Modelo: A opção TODAS vem selecionada de forma padrão, porém poderá escolher em só receber NF-e ou só CT-e.

Data da Emissão Inicial e Data da Emissão Final: Neste campo deverá ser informado o período em que deseja fazer a consulta dos documentos. Não podendo ultrapassar o limite de trinta dias.

Recebimento inicial (Banco NS) e Recebimento final (Banco NS): Esse campo refere-se a data em que um documento foi salvo em nosso banco de dados. Quando você emite um documento através da nossa aplicação, a data de salvamento no banco é igual a de emissão.

Mas por exemplo: se você importar para o nosso banco de dados, no dia 10/08/2020, um XML de NFCe (ou de qualquer outro projeto) que foi emitido no dia 20/07/2020 (por outra aplicação, por exemplo), a data de salvamento será diferente da data de emissão.

Número: Este campo é opcional e nele é para ser informado o número do documento que deseja realizar a consulta.

Série: Este campo é opcional e nele é para ser informado a série da emissão do documento.

CNPJ/CPF Destinatário: Este campo é opcional e nele pode ser informado o CPF ou o CNPJ do destinatário. Neste projeto é utilizado esses campos para detalhar a buscas de CT-es.

CNPJ/CPF Emitente: Este campo poderá preenchido com os dados do emitente dos documentos, é um campo opcional.

Estado de autorização: Neste campo pode ser informado o estado que deseja verificar as consultas. Ex.: Rio Grande do Sul, ao marcar essa opção irá realizar a consultas apenas de emissões deste estado.

Município de Contribuinte: Nesta opção complementa a opção anterior e nela é possível selecionar o cidade do contribuinte. Para ter uma busca mais detalhada.

Manifestação Final: A opção Indiferente neste campo, vem selecionada em formato padrão de consultas. Porém pode ser selecionado a opção SIM e a opção NÃO, informando se deseja ou não que a consulta seja feito com a manifestação final.

Consultas

Após realizar o preenchido dos filtros como desejar, basta clicar em Pesquisar que será feita a listagem dos documentos.

Agora poderá fazer o Download do XML, clicando nesta opção:

Clicando no documento que deseja, poderá também fazer download do XML, do PDF e de uma pasta .zip onde dentro dela irá junto o PDF e o XML do documento.

Agora dando foque as abas mais acima temos mais duas opções além da emissão conforme imagem abaixo.

Temos primeiramente os eventos onde podemos analisar e fazer downloads dos eventos pelo qual o DDFe passou, ao clicar nos eventos.

Por ultimo temos a linha do tempo, nela podemos ver toda a trajetória do documento fiscal, desde sua emissão até a vinculação dos eventos da chave.

Manifestação

Um grande diferencial do Portal DF-e é a Manifestação dos documentos.
Dentro do nosso portal é possível realizar a vinculação dos eventos de manifestações. Isso é feito da seguinte maneira:

Veja o documento que ainda deseja manifestar e clique nesta opção:

Após isso irá abrir a tela onde poderá escolher o tipo de evento:

Em caso de realizar o evento de Confirmação da Operação, basta selecionar ele clicar em Manifestar:

Que irá aparecer a conclusão da emissão do evento dessa forma:


O mesmo serve paro o evento de Desconhecimento da Operação.

Para o evento de Operação não Realizada irá aparecer a imagem abaixo, onde deverá ser preenchido uma justificativa, após só clicar em Manifestar.


Já para emitir o Desacordo do CTe, é da mesma forma.

Selecione o documento que deseja realizar o evento do Desacordo do CT-e:

Irá aparecer a tela abaixo, informando que preencha com a data e hora que esta emitindo o evento e sua justificativa. Após isso só clicar em Manifestar.

O evento finalizado com sucesso terá esse retorno em sua tela:

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