Uma NF-e pode ser utilizada com várias finalidades, sejam elas como uma NF-e Normal, complementar, de Ajuste, ou de Devolução.
Saiba como aplicá-las a sua NF-e:
1 = NF-e Normal
A NF-e Normal é a mais utilizada, pois é através dela que se realizará a emissão de Venda ou Recebimento de mercadorias.
2 = NF-e Complementar
As NF-es complementares podem ser utilizadas para ajustar impostos, valores ou quantidades que foram declaradas de forma incorreta em uma NF-e já emitida.
Veja na prática como realizar a emissão de uma NF-e de Complemento de ICMS.
3 = NF-e de Ajuste
A Nota Fiscal de Ajuste tem o objetivo de identificar as notas fiscais emitidas para fins de ajustes na escrituração, ou seja, notas que não se referem às operações com produtos/mercadorias e que devem ser emitidas apenas para fins escriturais, como transferência de créditos, crédito de ativo permanente, etc., conforme as definições do RICMS
4 = NF-e de Devolução / Retorno
A NF-e de devolução, de conformidade com a legislação, tem como objetivo anular uma compra. Desta forma, precisa se ter cuidado em relação as informações referente aos Impostos, pois nesta NF-e de devolução precisa constar as mesmas informações que continham na NF-e de venda/compra.
Veja na prática como realizar a emissão de uma NF-e de Devolução de Mercadoria.
Para saber mais informações sobre os Cliches das Finalidades acesse: https://nstecnologia.com.br/blog/4-cliches-sobre-finalidade-nf-e-que-voce-desenvolvedor-precisa-saber/
As NF-e Complementares, de Ajuste e Devolução / Retorno obrigatoriamente deverão conter a informação do Documento referenciado na linha B13 ou B14 do arquivo TXT de emissão.
Esta informação será inserida no seu arquivo TXT de emissão da Nota Fiscal na Linha B17.
- 1 = NF-e normal;
- 2 = NF-e complementar;
- 3 = NF-e de ajuste;
- 4 = Devolução / Retorno.
Exemplo do arquivo txt de emissão de uma nota complementar de ICMS:
