1. Inicio
  2. Documentos
  3. Orientações Fiscais
  4. Guia para Desenvolvimento...
  5. NCM

NCM

Para a emissão de uma NFe obrigatoriamente precisa conter a informação do NCM dos produtos.

Como já vimos NCM significa: Nomenclatura Comum do Mercosul e trata-se de um código estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior.

Qualquer mercadoria, importada ou comprada no Brasil, deve ter um código NCM na sua documentação legal (nota fiscal, livros legais, etc.), cujo objetivo é classificar os itens de acordo com regulamentos do Mercosul.

O NCM foi adotado em janeiro de 1995 pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e tem como base o SH (Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias). Por esse motivo existe a sigla NCM/SH.

SH é um método internacional de classificação de mercadorias que contém uma estrutura de códigos com a descrição de características específicas dos produtos.

O NCM é composto por 8 dígitos, os seis primeiros são classificações do SH. Os dois últimos dígitos fazem parte das especificações próprias do Mercosul.

A informação do NCM tornou-se obrigatória na Nota Fiscal Eletrônica desde 01 de Julho de 2014, Publicado pelo Ajuste SINIEF 22/13, publicado em 06/12/2013.

Porém até Dezembro de 2015 a Receita ainda permitia usar os códigos 99999999 ou 00000000 e assim muitos desenvolvedores não se preocupavam com esta informação. A Partir de então com a divulgação das Notas Técnicas (2015.002 e 2015.003) o NCM começou a ser exigido corretamente.

Este NCM será informado no seu arquivo TXT de emissão na Linha I coluna 4.

Para facilitar a verificação deste Código o Portal da Fazenda disponibiliza esta tabela atualizada: http://www.nfe.fazenda.gov.br/ procurar pela pasta “Documentos” -> “Diversos”.  

Link de acesso direto para a tabela atualizada de 2022: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=%20T/kEZXXqhc=

Ou acesso o Simulador de NCM da Fazenda: 

http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNCM.jsp

Exemplo da Informação do NCM no arquivo txt de emissão da NF-e.

Como podemos ajudar?